Natura vale US$ 3,15 bilhões, a maior da América Latina

Reconhecida pela competência com que abraça seu propósito, a Natura vem consolidando sua posição com uma das marcas mais valiosas do Brasil.


Natura Sao Jose do Rio Preto

Em estudo divulgado pela Interbrand, chamado Best Retail Brands, foram relacionadas as maiores marcas de varejo do mundo, divididas entre América Latina, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Dentre as 20 empresas latinas selecionadas, dez são brasileiras. E a Natura é a marca mais valiosa da região, com US$ 3,15 bilhões. A companhia é seguida pelas mexicanas Oxxo e Bodega Aurrera, cujas marcas valem US$ 2,61 bilhões e US$ 1 bilhão, respectivamente.

Natura Sao Jose do Rio Preto

O ranking da Interbrand, que analisa apenas as empresas de bens de consumo que divulgam balanços contábeis, leva em conta as marcas que têm mais de 50% de receita proveniente de lojas ou comércio eletrônico.

A Natura, por exemplo, entra na listagem, pois suas revendedoras são interpretadas como lojas, de acordo com Daniella Bianchi, diretora-executiva da consultoria.

A Natura ainda oferece duas formas de compra online: a loja virtual e a encomenda de produtos a uma consultora.

Natura Sao Jose do Rio Preto

Este ano, procurando evoluir os próprios pilares que sustentam seus negócios, aprimorou sua visão de futuro. O objetivo da marca vai além de simplesmente reduzir ou compensar os efeitos de suas atividades no meio ambiente; e busca gerar um impacto de fato positivo na sociedade e no planeta. Atualmente a Natura já tem o primeiro lugar no prêmio “ World’s Most Ethical Company”, da EthiSphere.

Com a inovação como um dos principais combustíveis para o sucesso, a marca mostrou capacidade de resposta às inevitáveis demandas do mercado. A pressão que impulsionava a companhia em direção às vendas online resultou na Rede Natura, uma plataforma que disponibiliza páginas digitais para que as consultoras possam vender, também, através do e-commerce. Além da já conhecida linha de cosméticos, a plataforma digital abriga também a Natura + (moda + casa) – conjunto de marcas de roupas, acessórios e artefatos para o lar selecionados sob a curadoria da Natura.

Natura Sao Jose do Rio Preto

E os investimentos da marca não param por aí. Em 2014, investiu na sua rede logística, reduzindo os prazos médios de entrega de 5,1 para 4,5 dias, com 23% das encomendas chegando em até 48 horas; processo que beneficiou ao mesmo tempo consumidores e revendedoras. Além disso, a marca continua mantendo esforços para expandir-se internacionalmente. Hoje, 11,6% da receita da companhia é gerada em outros quatro países da América Latina e a marca tem planos para crescer essas cifras.

Natura Sao Jose do Rio Preto

Essa atenção contínua às necessidades dos consumidores faz com que a Natura seja realmente capaz de entregar o “bem- estar” que promete. É importante, no entanto, que a marca mantenha a relevância de seu propósito no futuro para se sobressair em um mercado cada vez mais explorado por fortes concorrentes, novos e antigos.

Fonte Fonte

Share this: