Veja dicas de como usar maquiagem na praia

Dermatologistas mostram como ficar bonita sem prejudicar a pele.


Veja dicas de como usar maquiagem na praia
Se você está entre aquelas que não abrem mão de uma boa maquiagem nem mesmo na beira da praia ou na piscina, atenção. Alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar a pele e, consequentemente, seu verão. As dermatologistas Clarissa Prati e Márcia Donadussi vão orientá-la cuidar da aparência com saúde e, claro, muito glamour.

Maquiagem na praia, afinal, pode ou não pode?
Pode, desde que sejam tomados determinados cuidados. Maquiagens com cores fortes e vibrantes, por exemplo, devem ser evitadas, pois irritam a pele em contato com o sol e, em alguns casos, podem provocar fotoalergia. Substâncias presentes nesses produtos, quando expostas à radiação ultravioleta, causam coceiras, vermelhidão e ardência.
Veja dicas de como usar maquiagem na praia
O que é uma maquiagem inadequada para a praia/piscina? Quais os prejuízos que ela pode trazer para a pele sob o sol forte?
Uma maquiagem inadequada é a que não fornece a proteção correta, ou seja, sem uso de filtro solar. Maquiagens carregadas ou oleosas, em clima quente e úmido, podem obstruir os poros, provocando cravos e espinhas.

Pode usar base com filtro solar?
Opte pelo contrário, ou seja, filtro solar com cor de base. Apesar de não fixar tanto no corpo quanto a base, em geral ele traz um fator de proteção ao sol maior. Escolha um com FPS de no mínimo 30. Protetores com pigmento são suficientes para não deixar sua pele exposta aos raios ultravioleta, não havendo, portanto, a necessidade da aplicação de um filtro sem cor.
Veja dicas de como usar maquiagem na praia
Pode pó?
Pode, até porque ele uniformiza a pele e tira o aspecto brilhoso do filtro.

Qual é o rímel mais adequado?
Rímel à prova d'água, lembrando que é de mais difícil remoção, sendo assim, precisa ser removido com demaquilante específico para a área dos olhos, pois se for retirado de forma inadequada, pode provocar a queda dos cílios.

E lápis, dá para usar?
O excesso de calor pode fazer com que o produto escorra para a pele, podendo gerar irritação. Uma alternativa são os lápis à prova d'água.

Corretivo é indicado?
O corretivo ao sol não provoca manchas na área das olheiras. Primeiro passe o filtro e depois o corretivo.
Veja dicas de como usar maquiagem na praia
E batom?
A pele dos lábios é bastante sensível ao sol. Utilize protetores labiais com fatores altos de proteção (50+). Aí, sim, capriche no batom.

Colocar filtro solar por cima da maquiagem vale?
Não. O filtro reage com as células da pele para protegê-las. Se a maquiagem estiver por baixo, a proteção será menor, já que a penetração das substâncias protetoras ficará dificultada. Caso a pessoa use hidratante, a ordem fica: hidratante, depois filtro, depois maquiagem.

Como hidratar bem a pele no pós sol?
Primeiro, deve-se remover a maquiagem. O ideal é utilizar demaquilantes bifásicos, que trazem equilíbrio entre água e óleo. Use cremes hidratantes logo após o banho. Utilize sabonetes neutros, para não ressecar a pele. Opte por água morna ou fria. E nunca esqueça da hidratação. Ingerir no mínimo de 2 a 3 litros de água por dia ou água de coco, chás e afins.
Veja dicas de como usar maquiagem na praia
Os cremes autobronzeadores fazem mal à pele?
Mito. O uso de cremes autobronzeadores são uma forma segura de bronzeado, pois tingem a superfície da pele sem atingir as camadas mais profundas. Seu uso está liberado. Vale lembrar que autobronzeador é uma coisa, filtro é outra. Mesmo que a pessoa esteja com a pele morena devido ao autobronzeador, ela deve usar o filtro solar para proteger a pele dos raios UV.

Fonte

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário